Translate

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Desafio de Fixação



Convidamos a conhecer e aprender com texto/capítulo 2: HISTÓRIA E ARQUIVO: INTERFACES (Lopez, André). 
Seguimos a linha de raciocínio do texto proposto para a atividade do dia 21/08/2019 da disciplina de DTD e criamos essas questões para fixar o conhecimento do mesmo. 
  
QUESTÕES: 

 1.         "O arquivo privilegia a contextualização documental ao invés da informação vinculada..." Justifique essa afirmativa citando duas características que confirme o argumento.

2.         Descreva sobre o reflexo do documento de arquivo perante o produtor e qual a característica defende a sua afirmação?

3.         Um documento autêntico pode conter informações falsas? Justifique.

4.         O suporte e a forma de produção estão em constante mudança por causa das inovações tecnológicas, discorra sobre os pontos positivos e negativos da arquivologia em parceira com a T.I. 

Bons estudos! 

2 comentários:

  1. 1) O arquivo privilegia a contextualização documental pelo fato de se levar em consideração todos os motivos para a criação, o que levou o produtor e a instituição a constituir aquele documento especifico. Portanto, é importante verificar todos os passos do processo, para que seja possível entender desde a criação até toda a tramitação, para que seja passível de pesquisas futuras todo o enredo que o levou até aquele determinado momento, e não somente a informação vinculada naquele suporte.

    2) O reflexo do documento de arquivo para o produtor possui a característica de neutralidade, que, segundo o autor "O documento de arquivo, como reflexo direito de seu produtor, assume uma postura de neutralidade perante os fatos e a realidade embora o produtor nunca seja neutro" (LOPEZ, 2005). Está afirmação pode ser corroborada por meio de constatação da experiência pessoal de cada autor e o ambiente cultural no qual está inserido levando este a discorrer sobre determinada fonte histórica para tratar sobre um fato histórico.

    3) Sim, um documento autêntico pode conter informações falsas, pois um documento autêntico é aquele que é o que aparenta ser, mesmo que contenha informações falsas, de modo que caso isso aconteça, ele perde a sua veracidade e não sua autenticidade, haja vista que continuará sendo o que aparenta, mesmo contendo informações não verdadeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns ao grupo pelas respostas, estão todas corretas, usaram dos argumentos do texto proposto com louvor. Apesar do grupo não responder a pergunta extra proposta por nós.
      Agradecemos a participação :)

      Excluir